Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O ex-líder São Bernardo perde a primeira na Série A3

Texto e fotos: Fernando Martinez


Encerradas as coberturas do JP na Copinha, agora o foco fica nas divisões de acesso do estado (isso quando eu estiver zanzando pela capital). Na terça-feira pintou a chance de uma genial rodada dupla do ABC, começando com o Campeonato Paulista da Série A3. Na pauta, uma partida do Esporte Clube São Bernardo no seu retorno ao certame após 24 anos de ausência. O adversário foi o Atibaia e o palco o gramado sintético do Baetão.

A última participação do Bernô na terceirona tinha sido em 1994, ano em que a campanha foi terrível e terminou com o rebaixamento para a antiga B1A com apenas quatro vitórias em 34 jogos. Aliás, essa foi a primeira queda de um total de seis em sete anos, sem dúvida o pior período da história do clube. Após oito temporadas na Segundona, o onze do ABC participa da A3 como vice-campeão da última divisão em 2017. Os comandados de Ricardo Costa estrearam com vitória em cima do Olímpia e venceram o Rio Branco por WO na segunda rodada.

Falando da minha relação com o São Bernardo, eu acompanhei de perto as terríveis campanhas de 1999 a 2001, as sofridas campanhas do sub-20 de 2003 a 2009 e o retorno ao profissionalismo desde 2010. Depois de tanto perrengue, é muito legal ver uma equipe tão tradicional voltar a viver dias melhores. Pra 2018, a ideia é, antes de qualquer coisa, se manter na A3.


Esporte Clube São Bernardo - São Bernardo do Campo/SP


Sport Club Atibaia - Atibaia/SP (mas que joga em Indaiatuba regularmente desde 2015)


Capitães dos dois times junto com o árbitro Thiago Lourenço de Mattos, os assistentes Fausto Augusto Moretti e José Lucas de Souza e o quarto árbitro Samuel Aguilar de Lima

Sem jogar em casa desde 28 de março de 2015 e cada vez mais um time de Indaiatuba, o Atibaia somou quatro pontos nos dois primeiros compromissos e queria pelo menos manter a invencibilidade atuando contra o líder fora de casa. E foi o Bernô quem iniciou a peleja jogando melhor.

Logo aos seis minutos Alan Bahia abriu o marcador com um belíssimo gol de cabeça após bola levantada pela direita. Os locais continuaram melhores e o Atibaia demorou a se encontrar em campo. Esse domínio durou até os vinte minutos, momento em que um temporal caiu no Baetão.

Quando a chuva chegou, o Falcão acordou. Enquanto São Pedro despejava litros d'água em São Bernardo do Campo, só deu Atibaia. Os atletas visitantes perderam duas ótimas oportunidades pro empate até que Danilo Pereira cobrou uma falta de forma perfeita aos 30 minutos e deixou tudo igual. O camisa 10 colocou a pelota no ângulo direito de Thiago.

Três minutos depois o mesmo Danilo fez o segundo do onze atibaiense aproveitando rebote de chute na trave... mas ele estava impedido e o tento foi anulado. Os laranjas continuaram melhores até o término do tempo inicial. No intervalo fui encontrar os amigos Mílton e Mário na parte coberta e fiquei ali de boa em meio aos populares.

Na volta pro tempo final a chuva deu uma trégua e o sol (infelizmente) apareceu. Sem água, o futebol do Atibaia sumiu, o do São Bernardo não reapareceu e os últimos 45 minutos foram fracos e com poucas emoções. Nada indicava que alguém mexeria no marcador até o apito final.

O alvinegro já contava com mais um pontinho na bagagem até que, aos 48 minutos, o Atibaia teve uma falta marcada no seu campo de defesa. A bola foi lançada pro ataque, resvalou num atleta laranja e sobrou para Danilo Pereira. Ele avançou pela direita e chutou cruzado pra virar o placar.


Detalhe do primeiro gol da tarde, marcado por Alan Bahia, o camisa 4, a favor do Bernô


Investida local pela esquerda


Zagueiro do Atibaia metendo a cabeça na pelota


Bola estufando a rede local no gol de empate em cobrança de falta de Danilo Pereira



Duas disputas de bola pelo alto no fraco segundo tempo

O resultado final de São Bernardo 1-2 Atibaia marcou o primeiro revés do Bernô nessa A3 e derrubou o ex-líder para a quinta colocação. O Atibaia, ainda invicto, subiu pro quarto lugar. Na próxima rodada o Falcão recebe o São Carlos e o ECSB joga novamente em casa contra o Taboão da Serra.

Com a sessão vespertina encerrada, agora era a hora da sessão noturna, agora valendo pela Série A2. Teve o outro time da cidade em campo jogando contra o único campeão brasileiro do interior.

Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário