Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Portuguesa eliminada da Copa do Brasil Sub-20

Fala, pessoal!

Na quinta-feira tinha duas opções para o futebolzinho noturno: ou ir ao Pacaembu e ver a Chapecoense pelo nacional ou ir até o Estádio Oswaldo Teixeira Duarte para o primeiro jogo da Copa do Brasil Sub-20 entre Portuguesa e Atlético/MG. Após analisar os prós e contras, acabei me decidindo pela segunda opção.

Acabou sendo relativamente fácil escolher pois não temos a menor ideia se o rubro-verde irá voltar a jogar esse certame e curto prazo. Com a ameaça de rebaixamento para a Série C em 2015 cada vez mais próximo, a Lusa não terá chance de classificação para essa competição, tanto no Sub-20 quanto no Sub-17, já que apenas os vinte times da Série A e os doze melhores classificados da B se garantem entre os participantes.


A Portuguesa de D (Sub-20) - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez.


C Atlético Mineiro (Sub-20) - Belo Horizonte/MG. Foto: Fernando Martinez.


Quarteto de arbitragem e capitães dos times. Foto: Fernando Martinez.

Esse Lusa x Galo repetiu a primeira fase de 2012. Naquele ano o jogo de ida no Canindé terminou em 2x2 e em Sete Lagoas o Galo fez 2x1 e se classificou. No ano passado a Portuguesa também foi eliminada na fase inicial após perder duas vezes para o Flamengo (1x0 no Canindé e 2x0 em Moça Bonita). Sem nunca ter vencido um jogo na história dessa Copa do Brasil, nada indicava que a Portuguesa teria melhor sorte em 2014.

A equipe foi eliminada ainda na primeira fase do paulista Sub-20 ganhando apenas duas das doze partidas que disputou. Enquanto isso o Atlético é o atual líder do hexagonal final do mineiro da categoria e venceu 14 dos 17 jogos até aqui. Sem exagero nenhum, o favoritismo era amplo para o onze mineiro.


Arqueiro lusitano levantando voo para fazer a defesa. Foto: Fernando Martinez.


Ataque atleticano pela esquerda. Foto: Fernando Martinez.

Essa diferença abismal entre os dois acabou sendo a tônica da primeira metade do tempo inicial. Eu e o amigo Paulo "Shrek" resolvemos acompanhar o ataque lusitano e nos demos mal. A Portuguesa foi completamente dominada pelo Galo e não conseguiu passar do meio-campo.


Agora a Portuguesa também atacando pelo alto. Foto: Fernando Martinez.


Marcelinho, camisa 11 da Lusa, avançando pela esquerda. Foto: Fernando Martinez.

Apesar de tamanha superioridade, o Atlético marcou apenas uma vez, aos 15 minutos com uma boa jogada de Filipinho pela direita. Com o passar do tempo a Portuguesa conseguiu arranjar forças do além e equilibrou as ações, algo que parecia impossível. Sem mais chances reais de gol, o tempo inicial terminou em 0x1.


Marcação da defesa do Galo. Foto: Fernando Martinez.


Atacante mineiro sofrendo pressão da zaga local. Foto: Fernando Martinez.

No tempo final a Portuguesa voltou com tudo e chegou muito perto de deixar tudo igual. Só que a equipe bobeou num único lance, definindo a sorte do duelo. Aos 15 minutos rolou um blecaute na zaga e o camisa 7 Daniel driblou zagueiro e goleiro para marcar o segundo do Galo.


João Figueiredo, 9 do Galo, chutando de longe. Foto: Fernando Martinez.


Disputa de bola pelo alto. Foto: Fernando Martinez.

Olha, o time da casa tentou, e não foi pouco, pelo menos diminuir o marcador para evitar a precoce eliminação. É, vontade não faltou, mas não teve jeito para o rubro-verde. O placar final de Portuguesa 0-2 Atlético/MG classificou os mineiros para jogar contra Internacional ou Paraná Clube na segunda fase. Para a Lusa, ficou o gosto amargo da estreia com despedida e mais uma notícia ruim nesse tenebroso ano de 2014.

Até a próxima!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário