Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Em tarde polar no Canindé, Corinthians derrota a Portuguesa na Copa do Brasil Sub-17

Fala, pessoal!

Na última quarta-feira a cidade de São Paulo registrou o dia mais frio dos últimos 52 anos. Mas ao invés de fugir da monstruosa friaca que tomou conta de grande parte do país, algo que qualquer pessoa sensata faria, eu fui curtir um joguinho sensacional da Copa do Brasil Sub-17 no gelado Estádio Osvaldo Teixeira Duarte. Na partida de ida da segunda fase, Portuguesa e Corinthians se enfrentaram sob uma sensacional temperatura de 8 graus.

Essa é a primeira edição da Copa do Brasil dessa categoria e vem na esteira do sucesso do certame Sub-20 realizado em 2012 (e que terá a segunda edição começando em setembro). Apesar de ter muitos "poréns" em relação à decisões da CBF, a decisão de criar esses dois torneios merece ser louvada. A primeira fase da competição teve a presença de 32 equipes - as 20 da Série A e as 12 melhores da Série B de 2012 - jogando partidas de mata-mata.


A Portuguesa de D (Sub-17) - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez.


SC Corinthians P (Sub-17) - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez.


Quarteto de arbitragem paulista escalado para essa peleja com a árbitra Regildenia de Holanda Moura, as assistentes Renata Ruel de Brito e Marcela de Almeida Silva e a quarta árbitra Édilar Ferreira. Junto na imagem os capitães dos times. Foto: Fernando Martinez.

Na fase inicial o time do Canindé eliminou o São Caetano após um 1x0 no ABC e um empate por 1x1 jogando em São Paulo. Já o Corinthians se qualificou após fazer 2x0 fora de casa no Paraná Clube, eliminando assim o jogo de volta. Vale lembrar que os dois times terminaram a primeira fase do Campeonato Paulista da categoria na liderança das suas respectivas chaves. Com essas cartas na mesa, esperava um jogo bastante equilibrado.


Troca de passes no ataque mosqueteiro. Foto: Fernando Martinez.


O primeiro tempo foi todo do Corinthians, aqui criando mais uma ótima oportunidade de gol. Foto: Fernando Martinez.

Mas quem resolveu encarar a friaca viu um primeiro tempo dominado completamente pelo time do Parque São Jorge. Mostrando uma força ofensiva incrível, o Corinthians não deu a menor chance para o perdido time lusitano e chegou sem maiores problemas aos 3x0. Tirando duas oportunidades, a primeira no primeiro minuto e a segunda numa cobrança de falta de longe, a Lusa nada pode fazer para evitar a construção dessa enorme vantagem mosqueteira.


Detalhe de outro ataque vistante no dia mais frio da capital bandeirante em 52 anos. Foto: Fernando Martinez.

O primeiro gol do time visitante foi marcado pelo capitão Márcio em cobrança de pênalti. Menos de um minuto depois Maycon acertou um tirambaço de fora da área após bola mal rebatida da zaga rubro-verde e ampliou. O terceiro aconteceu com Kaíque Virgílio completando de coxa uma bola alçada da direita. Estava fácil, e por muito pouco a equipe visitante não fez mais um antes do apito final do primeiro tempo.


Primeiro gol do Corinthians marcado por Márcio em cobrança de pênalti. Foto: Fernando Martinez.


Kaíque Virgílio fazendo de coxa o terceiro gol do Corinthians contra a Portuguesa. Foto: Fernando Martinez.

No tempo final a Portuguesa conseguiu equilibrar a peleja e voltou disposta a diminuir o marcador. Na ânsia de atacar, o onze local deixou o contra-ataque todo á disposição do rápido ataque alvinegro. Vacilando demais no toque final, o Timão perdeu dois gols feitos nos primeiros minutos.


Ataque lusitano no começo do tempo final. Foto: Fernando Martinez.


Chance corintiana desperdiçada no começo do segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.

A maior vontade da Lusa deu resultado aos 18 minutos com o sofrido gol de Matheus, que completou pro gol após chutes seguidos dentro a pequena área defendida pelo arqueiro corintiano. Com 3x1 a seu favor, o Mosqueteiro resolveu se segurar na defesa para dar um gigantesco passo em direção às quartas-de-final da Copa do Brasil Sub-17.


Lance do gol de honra da Portuguesa contra o Corinthians pela Copa do Brasil sub17. Foto: Fernando Martinez.


Ataque lusitano pela esquerda numa desesperada tentativa de diminuir o prejuízo. Foto: Fernando Martinez.

No final, o placar de Portuguesa 1-3 Corinthians colocou o atual campeão mundial como grande favorito para conquistar a vaga na terceira fase. No domingo, a classificação foi confirmada mais uma vitória, agora por 3x2, jogando na cidade de Americana (!). Na próxima fase, o alvinegro irá enfrentar Internacional ou Flamengo, que jogam nos próximos 31 de julho e 7 de agosto.


Novo placar eletrônico do Canindé mostrando o placar final da peleja. Foto: Fernando Martinez.

 

É, amigos... estava frio demais na quarta-feira. A nossa sorte é que o vento não apareceu por lá, senão teríamos sofrido mais. Fotos: Fernando Martinez.

Pena que essa deve ter sido a única cobertura do JP na edição atual da Copa do Brasil Sub-17, já que Corinthians e Palmeiras resolveram mandar suas partidas longe da capital. Com estádios disponíveis na capital (Canindé, Rua Javari, Nicolau Alayon, Ibirapuera, etc...) ir jogar em Americana não dá...

Até a próxima!

Fernando

Um comentário:

  1. sr. ferrnando gostaria de saber quais jogos que vocês fizeram este fim de semana da 2 divisão 2013 2 fase . e se da para vocês mostrarem tupa, tananbi, fernandopolis, grêmio prudente e internacional de bebedouro. aguardo uma resposta ate amanha dia 30 7 2013 3 feira.

    ResponderExcluir