Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Portuguesa Campeã Paulista da Série A2 2013

Opa, 

No último domingo estive presente na 57ª final da história do JP, a quinta válida pelo Campeonato Paulista da Série A2 (já que cobrimos as finais de 2005, 2008, 2009 e 2012). A Portuguesa recebeu o Rio Claro no Estádio Osvaldo Teixeira Duarte buscando seu segundo título na segunda participação no certame. 

Em 2007 perdi a chance de acompanhar a conquista lusitana no mesmo campeonato (o time ficou com o caneco naquele ano depois de golear o Rio Preto na decisão) por motivos de saúde... Logo, não poderia perder essa nova, e talvez última, oportunidade. Pouco mais de 5 mil pagantes também acordaram cedo para conferir a peleja. 

No primeiro jogo o rubro-verde venceu o Azulão por 2x1, e agora podia até perder por um gol de diferença que ficaria com a taça por ter feito melhor em todas as fases. Antes das equipes desfilarem pelo gramado do Canindé, captei as imagens oficiais. Vale registrar que só no JP todos os 20 times da A2 2013 tiveram espaço e foram mostrados com o respeito que merecem. 


A Portuguesa de D - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez. 


Rio Claro FC - Rio Claro/SP. Foto: Fernando Martinez. 


Trio de arbitragem para a grande final com o árbitro Vinícius Furlan e os assistentes Daniel Paulo Ziolli e Fausto Augusto Viana Moretti. Na imagem também os capitães das equipes. Foto: Fernando Martinez. 

E o primeiro tempo da decisão até que foi bem movimentado. O Rio Claro buscou fazer alguma pressão nos primeiros minutos, mas logo foi dominado pela Lusa. O time paulistano chegou pertinho de abrir o marcador por três vezes, a melhor delas numa perigosa cobrança de falta de Corrêa pela direita. 


Portuguesa iniciando ataque na intermediária do Rio Claro. Foto: Fernando Martinez. 


Ataque lusitano pela direita. Foto: Fernando Martinez. 

Graças ao futebol razoável, nem o 0x0 ao final dos primeiros 45 minutos desanimaram a maior parte da torcida local. O pessoal ainda imaginava que o time venceria seu adversário sem problemas. Para o segundo tempo, fui captar algumas imagens das cabines de imprensa. 


Mais uma boa chegada do time da casa pela lateral. Foto: Fernando Martinez. 


Falta para o Azulão. Foto: Fernando Martinez. 

Mas na volta para o tempo final o Rio Claro quis estragar o script da festa preparada para a Portuguesa e abriu o marcador aos 7 minutos. O camisa 11 Jocinei fez boa jogada e chutou forte para vencer o goleiro Glédson. Foi o que bastou para parte da torcida local perder a paciência. 


Marcação firme do Rio Claro. Foto: Fernando Martinez. 

As primeiras vaias começaram a ser ouvidas pelo Canindé mesmo com o onze rubro-verde criando chance atrás de chance em busca do empate. Aos 20 minutos o arqueiro Cléber fez milagre em chute de Moisés. No lance seguinte, Gilberto salvou o gol certo de Lima tirando a pelota em cima da linha. 


Chute de Moisés que obrigou o goleiro rio-clarense a fazer milagre. Foto: Fernando Martinez. 


Cabeçada de Lima que o camisa 7 Gilberto tirou em cima da linha. Foto: Fernando Martinez. 

O meia Souza também chegou muito perto de deixar tudo igual no placar por duas vezes, uma delas com a bola batendo no travessão. Só que pelo astral no estádio, o time poderia estar jogando até agora que o empate não aconteceria. Menos mal para a exigente torcida local que o Rio Claro não conseguiu acertar nenhum contra-ataque e o marcador ficou no limite para a conquista do time da capital. 


Zagueiro do Rio Claro subindo no terceiro andar. Foto: Fernando Martinez. 


Visão geral do Canindé com um público razoável para a final da A2 2013. Foto: Fernando Martinez. 

Final de jogo: Portuguesa 0-1 Rio Claro. Logo após o apito final do árbitro uma sonora vaia tomou conta do estádio, algo provavelmente inédito em todos os tempos. Não houve festa nas arquibancadas, nas numeradas, nas sociais... Somente na parte reservada à torcida visitante, já que o Azulão comemorou bastante o vice-campeonato. Fellini ficaria ruborizado com a surrealidade do momento. 


Grande comemoração do Rio Claro pela conquista do vice-campeonato. Foto: Fernando Martinez. 

Apesar do pouco interesse, a Portuguesa soma seu segundo título na história da A2 (algo que nenhum torcedor da equipe queria ter no currículo). A campanha, marcada negativamente pelo inesquecível 7x0 sofrido contra o Comercial, teve um total de 27 jogos com 18 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. O time marcou 43 gols e sofreu 23. Agora o rubro-verde voltará a disputar a principal do estado em 2014 junto com Audax, Comercial e o próprio Rio Claro. 


Jogadores da Portuguesa levantando o caneco pelo "bi" na A2. Foto: Fernando Martinez. 


Atletas posando com a taça. Foto: Fernando Martinez. 


O capitão Valdomiro mostrando a bela taça. Foto: Fernando Martinez. 

Após o jogo rolou a tradicional festa para os vencedores. Agora, falando a real, fica uma menção nada honrosa ao "gênio" que montou o palco da festa ao lado da torcida visitante. Tudo bem que os lusitanos não estavam muito felizes com o título (chamada por muitos de "Taça da Vergonha"), mas até aí ver o campeão do torneio subir ao palco tomando cusparada e vaia do pessoal no alambrado é demais, não? 


O capitão lusitano mostrando a taça para a torcida. Foto: Fernando Martinez. 

Bom, essa foi mais uma final da A2 com cobertura JP e aproveito para parabenizarmos a Portuguesa por essa conquista. Murcha ou não, sem graça ou não, é mais uma taça para a Sala de Troféus do Canindé. 

Até a próxima! 

Fernando

Um comentário:

  1. sr, fernando quais jogos voces fizeram sabado dia 18 de maio e domingo dia 19 de maio de 2013 pela 2 divisao 2013. estou AGUARDANDO VOCES POREM AS FOTOS DOS CLUBES GOSTARIA QUE VOCES MOSTRASSEM TANABI RADIUM DE MOCOCA XV DE JAU BANDEIRANTE DE BIRIGUI UNIAO SUZANO ECUS DESUZANO MANTIQUIERA DE GUARA JACAREI OSVALDO CRUZ MATONENSE ILHA SOLTEIRA FERNANDOPOLIS FINALMENTE TODOS 0S 45 CLUBES. GOSTARIA DE SABER SE DA PARA MOSTRAR OS 45 CLUBES. COM VOCES FIZERAM NA A2 E A3 MOSTRAM OS 20 CLUBES DE CADA TOTOAL 40 CLU BES. FICO NO AGUARDO URGENTA.

    ResponderExcluir