Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 25 de março de 2013

União São João vence o América e tenta respirar na A3

Fala, pessoal!

No último final de semana o JP esteve presente em duas partidas pelo interior do estado. A primeira foi sábado, quando assisti pela primeira vez em todos os tempos um jogo profissional do União São João na cidade de Araras. No belo Estádio Hermínio Ometto, o alviverde recebeu o sempre legal América de São José do Rio Preto em jogo da 14ª rodada do Campeonato Paulista da Série A3.


Detalhe da fachada do Estádio Hermínio Ometto, casa do União São João de Araras. Foto: Fernando Martinez.

Conferindo a extensa lista de posts do JP nesses mais de oito anos de vida, me deparei com um dado surpreendente para nossos padrões. Essa foi apenas a sétima partida que vimos na Cidade das Árvores. Pior, foi apenas a segunda num jogo do time principal do USJ, a primeira no longínquo 6 de abril de 2006 num União x Araçatuba, válido pela A2 daquele ano, em matéria do Emerson.

Depois disso, vimos uma rodada dupla com paulistas sub-15/sub-17 também de 2006 entre Rio Claro e Comercial no antigo e maravilhoso Estádio Engenho Grande (que fica dentro da Usina São João). Em janeiro de 2007 outra rodada dupla, agora pela Copa São Paulo de Juniores num grupo que contava com o time local, Corinthians, Paysandu e Fluminense/BA. Nossa última visita foi em fevereiro de 2009 com o confronto de campo neutro entre Inter de Limeira e o falecido Campinas. Após quatro anos de ausência, já estava na hora de outra matéria por lá.

A composição da caravana da coragem para essa peleja teve o Paulo Shrek nos vocais, Luiz e sua namorada Juliana nas guitarras e o Colucci no baixo. Saímos em cima da pinta da capital e horário apertado fez com que o trajeto entre São Paulo e Araras fosse feito em tempo recorde. Foi uma viagem sem paradas, com o velocímetro batendo 150 km/h em alguns trechos e lombadas totalmente ignoradas.

Estacionamos a viatura na porta do Hermínio Ometto com as duas equipes já perfiladas para a execução do Hino Nacional Brasileiro. Na base da correria monstro, fiz milagre e na base do laço consegui as imagens exclusivas das agremiações e do trio de arbitragem.


União São João EC - Araras/SP. Foto: Fernando Martinez.


América FC - São José do Rio Preto/SP. Foto: Fernando Martinez.


O árbitro Marcos de Oliveira Marcelo e os assistentes Alexandre Basilio Vasconcellos e Francisco Reginaldo Moreira junto com os capitães dos times. Foto: Fernando Martinez.

Já disse isso aqui, mas essa é a pior performance do União em todos os tempos e o rebaixamento para o limbo da segunda divisão é quase inevitável. Como o América está na parte intermediária da tábua de classificação há um bom tempo, imaginava que o time visitante era amplo favorito para a vitória.


Zaga do América e a forte marcação do União. Foto: Fernando Martinez.

Mas nada disso aconteceu quando a bola começou a rolar no gramado do Hermínio Ometto. O time local fez sua melhor apresentação no certame e, contando com a tarde nada inspirada dos americanos, jogou muito melhor. Logo aos 13 minutos o União abriu o placar com o chute de longe de Bismaque.


Cruzamento para dentro da área americana. Foto: Fernando Martinez.

O América tinha mais posse de bola e chegava bem perto da área do alviverde, mas o goleiro Carlos Carioca trabalhou pouco, fazendo apenas defesas burocráticas com os fracos chutes a gol. O União chegou perto de marcar o segundo ainda nesse tempo inicial, mas o primeiro tempo chegou ao seu final com o solitário gol local.


Bola esticada no ataque local. Foto: Fernando Martinez.

Nesse intervalo fui andar um pouco pelo campo de jogo, pois na única vez que havia estado ali, vi o jogo apenas das arquibancadas. O Hermínio Ometto é um estádio bem legal, com certeza um dos mais bonitos do interior. Hoje contando com a capacidade de 16 mil pessoas, o local foi inaugurado em 18 de maio de 1988 no empate do União com o Botafogo de Ribeirão Preto em 1x1.


Escanteio para o time ararense. Foto: Fernando Martinez.

Apesar de toda essa grandiosidade, muitos garantem que o começo da queda de público em jogos do USJ começou justamente com essa inauguração. Nos tempos em que a equipe jogava no Estádio Engenho Grande, o campo estava quase sempre cheio, e o fato do estádio novo ser tão longe do centro acabou se tornando responsável pelo desaparecimento da torcida. Tirando jogos com os grandes, realmente nunca vimos um público sensacional nos jogos da equipe no campo novo.


Ataque do alviverde pelo alto no segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.


Ataque local pela esquerda. Foto: Fernando Martinez.

Falando disso, apenas 90 testemunhas pagaram ingresso para esse jogo de sábado. Menos mal que esse minguado público tenha tido uma pequena alegria com a boa apresentação do União. No segundo tempo o panorama não se alterou e a peleja continuou com os donos da casa jogando melhor. Os heroicos torcedores americanos presentes por lá reclamaram bastante da pífia atuação da equipe alvirrubra.


O União foi melhor durante todo o jogo, atacando principalmente pela esquerda. Foto: Fernando Martinez.


Osmar, ex-Palmeiras, mandando um fucks pra torcida ao tomar um xingamento após sua substituição. Foto: Fernando Martinez.

Apesar do melhor futebol, a equipe ararense vencia "apenas" por 1x0, resultado perigossímo. O time teve boas oportunidades para ampliar mas não o fez. Acompanhando o ataque do União, estava na boa com a temperatura em Araras: extremamente agradável e sem calor. Acompanhar o jogo de dentro do gramado num tempo assim é sempre muito bom.


O América até chegou perto da área local, mas os atacantes estavam em péssimo dia. Foto: Fernando Martinez.

O jogo foi se aproximando do seu fim com o América buscando o empate de forma totalmente desordenada e com o onze local se aproveitando da chance do contra-ataque. E no último minuto, o União conseguiu encaixar uma jogada perfeita e Joãozinho fez o segundo. Ele avançou por todo o campo defensivo americano livre de marcação, tirou do goleiro e tocou calmamente para o fundo das redes.


Joãozinho se preparando para chutar a fechar a vitória do União. Foto: Fernando Martinez.


A comemoração do camisa 11 pelo seu belo gol. Foto: Fernando Martinez.

Final de jogo: União São João 2-0 América. O triunfo não tirou o USJ da lanterna, mas pelo menos dá um alento na luta contra o provável rebaixamento. Com nove pontos, a equipe fica a cinco de sair do Z4. O América continua com 18, e quatro atrás do oitavo colocado, hoje a Itapirense. Faltam cinco jogos para cada equipe.

Sem a urgência para chegarmos logo em São Paulo, fizemos uma viagem de volta completamente na boa, curtindo cada momento das belas paisagens do estado. Se tivesse como, viajaria todo final de semana para acompanhar algum jogo no nosso interior. Como isso não tem como acontecer por uma série de fatores, curto demais cada viagem que faço.


Belíssimo entardecer na cidade de Araras... Como é bom ver jogo no interior paulista! Foto: Fernando Martinez.

Cheguei na capital bandeirante tarde, e resolvi não dormir para não perder a rara chance de "completar a coleção" de times da A2 nesse ano de 2013. Com mais uma viagem na bagagem, fiz algo poucas vezes feito por essas bandas...

Até lá!

Fernando

2 comentários:

  1. Poxa, a inveja é dessa foto extraordinária do final de tarde em Araras. Aliás, essa região de Campinas é sensacional. Parabéns a todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  2. sr. fernando gostaria de pedir se 4 feira dia 3 de abril voces podem fazer o jogo palmeiras b e internacional de limeira na rua javari, e taubate e novorizontino em taubate, ou guaçuano e votuporanguense em mogi guaçu, dia 7 de abril domingo se voces podem fazer taubate e batatais em taubate, sao vicente e rio preto em sao vicente na rua javari, josseense e guaçuano em sao jose dos campos, barretos x internaiconal de limeira, em baretos e na ultima rodada dia 14 de abril internaiconal de limeira x josseense em limeira, guaçuano e flamengo de guarulhos em mogi guaçu gostaria que voces fizessem mais um jogo do guaçuano porque o uniforme nao parece verde como o sr. me respodeu que e verde agua. parece azul a meia sim e verde. fico grato pela atençao se puder me falar a rsposta urgente agradeço. 1 de abrilde 2013.

    ResponderExcluir