Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Fortaleza empata e se classifica no Grupo P da Copinha

Fala, pessoal! 

O último e décimo sexto jogo que acompanhei na primeira fase da 44ª Copa São Paulo de Futebol Júnior foi a decisão do primeiro lugar do Grupo P do torneio, sediado no gramado sintético do Baetão, em São Bernardo do Campo. São Bernardo FC e Fortaleza entraram em campo sabendo que só um deles estaria na segunda fase. 

Ambas as equipes somavam quatro pontos antes do apito inicial, mas diferente do ano passado, quando o Tigre do ABC pôde jogar pelo empate no jogo derradeiro da primeira fase para se classificar, dessa vez quem precisava de um mísero pontinho era o Fortaleza. A equipe cearense tinha o mesmo saldo de gols, mas levava vantagem no número de gols marcados. 


São Bernardo FC (sub-20) - São Bernardo do Campo/SP. Foto: Fernando Martinez. 


Fortaleza EC (sub-20) - Fortaleza/CE. Foto: Fernando Martinez. 

O bom público presente no estádio, entre eles o Luiz Fôlego e o madrugador Nílton, viu um jogo bastante nervoso no primeiro tempo. As equipes se preocuparam mesmo com a marcação como acontece em verdadeiras "finais". O Tigre buscou o gol e teve algumas oportunidades desperdiçadas. Já o Fortaleza jogou apostando nos contra-ataques. 


Falta forte de zagueiro do Tigre em cima do camisa 9 do Fortaleza. Foto: Fernando Martinez. 


Cabeçada meio sem jeito do time local. Foto: Fernando Martinez. 

Mas falando a real, o jogo não foi assim uma Brastemp e o intervalo chegou sem que nenhuma das equipes tivesse conseguido abrir o placar. Como esse empate estava classificando a equipe nordestina, a esperança da torcida local era que o São Bernardo FC mudasse a postura no segundo tempo. 


O ataque do Fortaleza não teve refresco contra o São Bernardo FC. Foto: Fernando Martinez. 


Malabarismo do camisa 27 do time cearense. Foto: Fernando Martinez. 

A bronca nos vestiários deve ter sido grande, já que o Tigre voltou jogando de forma mais objetiva. Aos 4 minutos a torcida explodiu em alegria quando Gabriel cobrou pênalti para o São Bernardo FC e deixou o time do ABC na frente do marcador. Naquele momento, a vaga era do onze paulista. 


Pênalti que deixou o São Bernardo FC na frente do placar. Foto: Fernando Martinez. 


Escanteio para o time do ABC. Foto: Fernando Martinez. 

Ao Fortaleza não restou muita coisa senão se mandar ao ataque em busca do empate. O relógio não ajudava e o tempo passava rápido demais para o tricolor. O Tigre se segurou bem e parecia que se classificaria para a segunda fase pelo segundo ano seguido. Pelo futebol jogado pelo time nordestino, a classificação do time local estava cada vez mais encaminhada. 


Jogador do Tigre sendo acossado pela zaga nordestina. Foto: Fernando Martinez. 

Só que aos 40 minutos, estragando a festa da torcida, o Fortaleza teve um pênalti marcado a seu favor. Assim como já tínhamos achado que não havia sido pênalti para o Tigre, ficamos também com essa impressão nesse lance. Sem choro nem vela a reclamação dos atletas do São Bernardo FC não adiantou e o camisa 10 Edinho foi para a cobrança. Ele bateu o pênalti de forma precisa e empatou a peleja. 


Detalhe do pênalti que classificou o Fortaleza para a segunda fase da Copinha. Foto: Fernando Martinez. 

A efêmera pressão dos minutos seguintes não deu resultado, e ao final do tempo regulamentar o jogo ficou em São Bernardo FC 1-1 Fortaleza. A tristeza ficou estampada no rosto da torcida do Tigre, contrastando com a enorme festa feita pelo pessoal que apoiava o time cearense. No final, a classificação aconteceu após três anos de eliminações na primeira fase para o tricolor. 

Cansado da maratona e já debaixo de chuva, saí do Baetão com destino ao meu lar para poder ficar na paz o resto do domingo. Foram 16 jogos em 10 dias, e como não sou mais nenhum moleque, isso me deixou um tanto quanto destruído. Independente disso, é sempre genial acompanhar a primeira fase da Copinha, sem dúvida o ponto alto do certame. 

Até a próxima! 

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário