Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Começa a Segundona Paulista com empate do Bernô em Taboão da Serra

Fala pessoal!

Para alegria de todos do JOGOS PERDIDOS finalmente começou nesse último final-de-semana o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a nossa querida Segundona! E como não poderia deixar de ser, nos fizemos presentes em cinco confrontos da primeira rodada do carro-chefe do blog em todos os anos. Tive o enorme prazer de acompanhar sábado cedinho o primeiro jogo do campeonato no Estádio Vereador José Feres, em Taboão da Serra. Não tinha como faltar na estréia do CA Taboão da Serra jogando contra um dos times mais queridos aqui pelo pessoal do blog, o EC São Bernardo.

No longínquo 28 de outubro de 2001 estive presente no Estádio Primeiro de Maio para o último jogo do único e verdadeiro Bernô no campeonato da Série B2 daquele ano. O time perdeu para o Monte Azul por 1x0 com um público pagante de 8 (!) pessoas. Foi o último ato de uma campanha extremamente ruim naquele ano e o último jogo profissional do clube até então. Desde 2002 esperava ansiosamente pela volta do time ao profissionalismo e não tinha como estar fora desse momento histórico.

Para esse jogo inicial da Segundona, segui para a cidade da Grande São Paulo junto com o seu Natal. Chegamos lá super cedo e com tempo suficiente para buscar informações da situação atual das equipes. Logo na entrada conversamos bastante com o sempre simpático Anderson Nóbrega, que será o técnico do time na competição. De acordo com ele, uma parceria problemática foi desfeita em cima da hora, fazendo o pessoal do CATS correr bastante na semana, começando o trabalho quase todo do zero. Tomara que consigam sucesso nessa nova empreitada.

Muita conversa depois, adentramos o campo de jogo para as fotos desse primeiro jogo da Segundona 2010:


CA Taboão da Serra - Taboão da Serra/SP. Foto: Fernando Martinez.


EC São Bernardo - São Bernardo do Campo/SP. Foto: Fernando Martinez.


Os capitães de Taboão da Serra e São Bernardo posam para o JP junto com o árbitro David Ricardo Mioto e os auxiliares Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Paulo de Souza Amaral. Foto: Fernando Martinez.

A Segundona 2010 terá a presença de 46 times divididos em quatro grupos com oito times e dois com sete times. Nessa primeira fase, que rola até o dia 1º de agosto, os quatro primeiros de cada chave garantem vaga na fase seguinte. Taboão da Serra e São Bernardo fazem parte do complicado Grupo 6, que também tem a presença de Palestra, São Vicente, Mauaense, Guarulhos e dois fundadores da FPF, Jabaquara e Nacional. Um grupo difícil e que não tem a menor condição de prevermos algo por enquanto.


Zaga do CATS subindo mais alto para afastar cruzamento do Bernô para dentro da área. Foto: Fernando Martinez.


Forte chegada do São Bernardo pela esquerda do seu ataque. Foto: Fernando Martinez.

Após as fotos fui acompanhar o ataque do time do ABC paulista durante o tempo inicial. A equipe alvinegra queria aproveitar a juventude do goleiro do CATS, com apenas 16 anos e chegando no time titular após a saída conturbada da parceria e contusão do goleiro principal. E a pressão do Bernô deu certo nos primeiros momentos, pois aos 7 minutos o atacante Marcos aproveitou rebote do goleiro e chutou forte para marcar o primeiro gol do jogo, da Segundona e do Bernô na sua volta ao profissionalismo.


Chute que obrigou o goleiro Victor a fazer grande defesa, mas no rebote o jogador Marcos fez o primeiro gol do jogo. Foto: Fernando Martinez.

Mas após o gol sofrido o CATS foi se soltando no jogo e passou a levar muito perigo em ataques rápidos pelas laterais do campo. Aos 22 minutos o time chegou a igualdade no marcador com o camisa 10 Hildo completando de cabeça um ótimo cruzamento da direita. O goleiro Lucas ainda tocou na bola, mas não teve jeito de impedir o gol dos donos da casa. O jogo estava bastante disputado, com o Bernô tendo maior posse de bola mas com o Taboão da Serra tendo as melhores chances. O primeiro tempo então acabou com o 1x1 no placar.


Disputa de bola pelo alto entre atletas do CATS e do São Bernardo. Foto: Fernando Martinez.

Aproveitei o intervalo para sair do campo e ir cumprimentar os amigos heróicos Thiago e Pedro por representarem a história do Bernô nas arquibancadas do Vereador José Feres. Com duas faixas, eles marcaram presença mesmo indo de busão numa jornada bastante complicada. Por lá também estava um torcedor sempre presente em jogos dos times do ABC, Dentinho. Ele disse que fará um trabalho de resgate de torcedores do São Bernardo no desenrolar da Segundona. Em tempos de sucesso do Tigre do ABC, torcemos muito que esse trabalho dê certo e leve muita gente para torcer para o alvinegro.


Detalhe das duas faixas que os heróis Thiago e Pedro levaram para o jogo. Eles aparecem na foto devidamente uniformizados e com a presença do seu natal ao lado. Foto: Fernando Martinez.

Acabei ficando grande parte da segunda etapa tempo por ali acompanhando a partida. E foi um jogaço, cheio de alternativas e com os dois times criando muitas chances de gol. O CATS voltou um melhor, dominando o jogo durante os primeiros 10 minutos fazendo uma blitz dentro da área do Bernô, mas sem conseguir o gol. E quando os donos da casa estavam melhores em campo, o São Bernardo teve um pênalti a seu favor aos 13 minutos. Na cobrança o jogador Marcos bateu mal e chutou a bola na trave direita do goleiro Victor.


Pênalti perdido pelo camisa 7 Marcos aos 13 da segunda etapa. Foto: Fernando Martinez.

Mais motivados ainda com esse lance, os jogadores do Taboão da Serra esbanjaram disposição e finalmente conseguiram a virada aos 26 minutos, em outro pênalti marcado pela arbitragem. A cobrança do jogador Alemão foi perfeita, deixando o onze taboanense na frente do placar. Atrás no marcador, o São Bernardo passou a dominar as ações onfensivas buscando novamente a igualdade. Só que a equipe não conseguia furar o bloqueio defensivo do time da casa.


Virada do CATS no jogo com o pênalti cobrado por Alemão aos 26 minutos. Foto: Fernando Martinez.

E já que não ia do jeito normal, o gol de empate então veio num improvável lance, mostrando a sorte incrível do time visitante aos 30 minutos. O Bernô teve cobrança de lateral pela direita e a bola foi lançada para dentro da área. Sem que nenhum defensor cortasse o "cruzamento", ela quicou na pequena área e o camisa 7 Marcos apareceu livre para tocar de leve com a cabeça na pelota e enganar o goleiro Victor.


Chance do onze taboanense pelo alto no segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.

Nos minutos finais o que se viu foi o time alvinegro buscando passar à frente do marcador. Mas a defesa do CATS fez um bom trabalho, não deixando a equipe criar chances para uma nova virada. E na única vez que vacilou quase o São Bernardo marca o terceiro. Já nos acréscimos, o camisa 17 Tarcísio bateu falta com perfeição e a bola bateu caprichosamente na trave. No rebote, o zagueiro Hugo teve a chance clara com o gol aberto mas cabeceou para fora. O lance arrancou suspiros nos dois bancos de reservas.


Bela cobrança de falta que bateu na trave do Taboão nos acréscimos. Foto: Fernando Martinez.

E no final ficou tudo igual: Taboão da Serra 2-2 São Bernardo. Boa estréia dos dois times mostrando que com ritmo de jogo eles podem fazer bonito no decorrer dessa primeira fase. E foi muito bom ver a disposição dos jogadores do time local, mesmo com as enormes dificuldades que acontecerm na semana e ver um bom jogo do Bernô no profissionalismo. Acostumei a ver jogos do time de 1998 até 2001, sempre esperando ver de quanto a equipe iria perder. Espero que agora a história seja bastante diferente.

Bom, mas ainda tínhamos um segundo jogo da Segundona no dia. Saímos de Taboão da Serra dando carona para o Thiago e o Pedro até a Avenida Paulista, que viu dois torcedores uniformizados do Bernô passeando pelo cartão postal paulistano talvez pela primeira vez na sua história. Dali eu e o seu Natal seguimos para outra cidade da Grande São Paulo, para mais um jogo histórico em vários sentidos.

Até lá!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário