Procure no nosso arquivo

terça-feira, 30 de março de 2010

Grande jogo no ABC e empate entre São Bernardo FC e Linense

Opa,

No domingo passado foi a vez de acompanhar a última e decisiva rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Série A2. A melhor opção para mim, já que todos os jogos estavam marcados para às 10 da matina, foi seguir para o ABC Paulista, mais precisamente para a cidade de São Bernardo do Campo, aonde curti o jogo São Bernardo FC x CA Linense. O palco da partida foi o lotado Estádio Primeiro de Maio.

Seguindo no meu esquema "velhinho" de ser da última semana, acordei super cedo e cerca de meia hora antes do apito inicial já estava no gramado do estádio. Conversei bastante com o pessoal amigo da Rede Vida que estava lá para a cobertura da partida e muitas histórias depois era hora do jogo começar. Consegui então de forma exclusiva as fotos oficiais da peleja. E pela primeira vez em 2010, o genial Linense aparece aqui no JP com seu uniforme tradicional.


São Bernardo FC - São Bernardo do Campo/SP. Foto: Fernando Martinez.


CA Linense - Lins/SP. Foto: Fernando Martinez.


O árbitro Leonardo Ferreira Lima, os auxiliares Mauricio Helder Luiz Alexandrino e Newton dos Reis Barreira e os capitães dos times posando de forma exclusiva para o JP. Foto: Fernando Martinez.

Para esse jogo, que reuniu mais de 10 mil pagantes no Primeiro de Maio, o Tigre do ABC precisava da vitória para não depender de ninguém em busca da vaga para a segunda fase da competição. Dependendo de outros resultados, até mesmo uma eventual derrota deixaria a equipe classificada, mas na hora H o bom mesmo é a equipe sempre fazer sua parte. O Elefante da Noroeste por sua vez já estava classificado faz tempo, e lutava contra o Pão de Açúcar e o União São João em busca do primeiro lugar ao término dessa primeira fase.

Após as fotos já corri para a parte alta do estádio, justamente para captar ângulos diferentes ao lado do placar manual do Primeiro de Maio. Um tempo abafado demais acabou me pegando de surpresa, mas suportei bem os 90 minutos por lá. Fiquei na companhia de duas estudantes de jornalismo que estavam lá para fazer uma matéria com um dos atletas do Tigre, e vimos então um bom jogo de futebol.


Grande defesa de Marcelo Bonan no começo da partida. Foto: Fernando Martinez.

Mas o São Bernardo FC não conseguiu repetir o bom futebol mostrado nas três vezes em que estive em São Bernardo do Campo. A equipe local criou a primeira chance de perigo aos 12 minutos, mas ela foi dominada pelos visitantes no restante do tempo, e com isso não demorou muito para que o poderoso ataque do time do Linense aparecesse.


Chegada do São Bernardo FC que não levou perigo para a defesa do Linense. Foto: Fernando Martinez.

Foram dois golpes certeiros em dois minutos que deixaram o Tigre desnorteado dentro de campo. O primeiro gol veio aos 16 minutos, em cabeçada precisa de Gilsinho, colocando a bola no canto direito de Marcelo Bonan. O segundo, aos 18 minutos, foi marcado pelo zagueiro Rocha, que completou escanteio cobrado pela esquerda por Canindé. Mas na súmula o árbitro deu gol olímpico.


Agora pelo alto, mais uma tentativa do Tigre do ABC. Foto: Fernando Martinez.

Com 2x0 contra, os donos da casa passaram a sofrer com uma grande pressão da torcida, que xingava a equipe nos vários passes errados vistos e em cada ataque desperdiçado. O onze do ABC não conseguia furar o bloqueio defensivo do Linense, e a partida seguiu para seu intervalo com a vantagem de dois gols para os visitantes. No intervalo o sol resolveu aparecer e muita, mas muita água mesmo, foi consumida por ali.


Troca de passes no meio-campo dos donos da casa no segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.

O segundo tempo então veio sem que o panorama da partida mudasse. O time local não conseguia chegar com precisão, e passou a abusar de chutes de longe sem direção. Chegou a informação que o Votoraty, adversário direto pela vaga, estava empatando a sua partida contra o Taquaritinga e isso animou um pouco mais os convidados presentes embaixo das cabines de imprensa. E quando parecia que o jogo ficaria naquilo mesmo, o São Bernardo FC acordou de uma forma incrível e até certo ponto inesperada.


Bola alçada dentro da área do Elefante da Noroeste. Foto: Fernando Martinez.

Aos 34 minutos, o jogador Ney Mineiro fez uma jogada brilhante, e aos trancos e barrancos conseguiu chutar forte da entrada da área e colocou a bola no ângulo esquerdo do goleiro Paulo Musse. A torcida se animou por completo e viu que a sorte da equipe poderia mudar. Sem tempo de deixar o Linense respirar, o Tigre chegou forte aos 37 minutos, e o jogador Gobatto foi derrubado dentro da área. Pênalti para os donos da casa muito bem cobrado por Nenê, que deixou tudo igual no marcador.


Exato momento em que o árbitro da partida assinala pênalti para o São Bernardo FC. Foto: Fernando Martinez.


Na cobrança, Nenê deixava tudo igual no placar... 2x2. Foto: Fernando Martinez.

Porém para a festa ficar completa faltava a virada. E ela incrivelmente veio aos 44 minutos, numa bola cruzada na área que encontrou Ney Mineiro. O atacante cabeceou firme e virou a partida de forma heróica para a equipe do ABC Paulista. Só faltava o apito final para a festa ficar completa. Mas esqueceram de combinar isso com o Linense, que se lançou desesperadamente do ataque para tentar o empate. Então a zaga do Tigre resolveu presentear o esforço do time de Lins e entregou a bola de bandeja para o atacante Danilo. Ele chegou antes do que o goleiro Marcelo Bonan, e só resvalou na bola de cabeça ainda fora da área. Ela entrou mansamente no gol dos donos da casa... sendo o último lance da partida.

Final da partida: São Bernardo FC 3-3 Linense. Jogaço de futebol no ABC que classificou a Tigre para a segunda fase da Série A2. Mesmo se tivesse perdido, o time estaria classificado, já que o Votoraty conseguiu apenas empatar sua partida. O Linense ficou na segunda colocação nessa primeira fase e agora por uma enorme coincidência os dois times voltam a se enfrentar no Primeiro de Maio na primeira rodada da fase decisiva no próximo sábado. Além deles, Pão de Açúcar e União Barbarense decidirão duas vagas na Série A1 de 2011 nesse grupo.

Após o apito final voltei para casa, e fiquei o resto de domingo só na paz, acompanhando futebol pelo rádio e descansando sem nada para fazer...

Até a próxima!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário