Procure no nosso arquivo

terça-feira, 24 de março de 2009

Uma Volta ao Passado, volume 29: AA Sãomanuelense (São Manuel/SP)

A.A. SÃOMANUELENSE

Olá,

Aproveitando o feriadão por conta dos festejos carnavalescos, fiz uma viagem sensacional pelo interior paulista, com duração de seis dias e visitando onze cidades, sendo que em dez delas, a razão da visita foi o futebol, ou para acompanhar alguma partida válida pelos campeonatos de acesso ou para pesquisar a situação atual de clubes que já disputaram pelo menos uma competição profissional.

Nessa verdadeira maratona, minha primeira parada foi na simpática cidade de São Manuel, localizada na região centro-oeste do estado, distante 284 km da Capital e que conta com uma população aproximada de 38.000 habitantes. Uma das curiosidades da cidade é a Praça Tonico e Tinoco em homenagem a dupla local de cantores de música sertaneja, cuja carreira teve início em 1.930. No meio da praça estão as estátuas dos cantores que ficam à frente de uma viola gigante. Vale a pena uma visita, principalmente para quem curte música "caipira".

Bem, entrando no tema futebol, depois de visitar a praça, fui em busca de informações sobre a Associação Athlética Sãomanuelense, que foi fundada em 21 de junho de 1.919. Essa agremiação adotou as cores vermelha e preta, tendo disputado campeonatos oficiais de acesso em 12 oportunidades, nos anos de 1.948, 1.954, 1.967/69, 1.980/82, 1.984, 1.987/88 e 1.990. Sagrou-se Campeã em 1.968 da competição equivalente ao quarto escalão do futebol paulista.


Escudo da A.A. Sãomanuelense e Homenagem à dupla Tonico e Tinoco. Reprodução: www.distintivos.com.br / foto: Orlando Lacanna.

O primeiro local que me dirigi foi o Estádio Municipal Dr. Adhemar de Barros, local em que a Sãomanuelense mandava seus jogos. Não dei sorte, pois era hora do almoço e estava tudo fechado. Aproveitei o tempo que teria que esperar e fui almoçar numa lanchonete de duas senhoras muito simpáticas, localizada perto da Rádio Clube.


Fachada do Estádio Municipal Dr. Adhemar de Barros. Foto: Orlando Lacanna.

Depois do almoço fui até a rádio para buscar alguma informação e consegui saber que a Sãomanuelense não existe mais desde quando abandonou o profissionalismo, não disputando nem mesmo competições amadoras. Atualmente só existem recordações e saudades de um tempo em que a torcida organizada TUSMA se reunia no bar do Caculé para ir ao estádio e torcer pela rubro-negra e depois comemorar ganhando ou não.

Ao sair da rádio voltei ao estádio e, dessa vez, consegui entrar para rever o campo e relembrar o dia em que lá estive para assistir a partida Sãomauelense x Estrela de Bela Vista, na década de 1.980. Durante a visita conversei com algumas pessoas ligadas à administração do estádio e, nesses contatos, fui informado que no ano 2.000 houve uma tentativa de reativar o futebol profissional na cidade, com o retorno da Sãomauelense às atividades, porém as dívidas junto a FPF inviabilizaram o retorno naquela época. Para minha satisfação e, tenho certeza, dos demais integrantes do JP, fui informado que a ideia de retornar não está abandonada, sendo que até o prefeito atual compartilha dessa intenção.

Com relação às condições do estádio, é claro que haveria necessidade de uma reforma para adequá-lo às exigências atuais. A sua capacidade de público hoje não passa de 1.500 lugares e, para disputar a Segundona, precisa ser ampliado para no mínimo 5.000 lugares.


Visão do gramado com os bancos de reserva ao fundo. Foto: Orlando Lacanna.




Gol da direita com os vestiários ao fundo. Foto: Orlando Lacanna.


Agora o gol da esquerda. Foto: Orlando Lacanna.


Gramado visto da arquibancada coberta. Foto: Orlando Lacanna.


De dentro do gramado, visão geral das acomodações. Foto: Orlando Lacanna.

Além do campo de futebol, existe no local um bar onde o pessoal se reúne, uma sala de jogos e uma cancha de bocha.


Visão da cancha de bocha. Foto: Orlando Lacanna.

Ainda em contato com as pessoas que estavam no estádio, apurei que nesse ano alguns dirigentes do C.A. Lençoense de fato procuraram acertar uma parceria com a cidade de São Manuel, visando que a cidade se tornasse a nova "casa" do time de Lençóis Paulista. O acordo não evoluiu, até porque ninguém de São Manuel aprovou tal ideia, uma vez que o objetivo é o retorno do time da cidade, mesmo que seja com outro nome, em razão das dívidas. Vou ficar na expectativa e na torcida para que de fato o futebol profissional seja reativado em São Manuel como nos velhos tempos.


Formação da Sãomanuelense no final da década de 1.960. Reprodução: Orlando Lacanna.


Agora a formação da Sãomanuelense no final da década de 1.980. Reprodução: Orlando Lacanna.

Após a conclusão da visita, voltei a botar o pé na estrada, seguindo pela Rodovia Marechal Cândido Rondon, rumo a outra cidade do nosso interior para mais uma pesquisa sobre como estão dois clubes que já participaram de competições profissionais valendo acesso, mas isso será contado depois. Aguardem.

Finalizando, faço questão de registrar meus agradecimentos a três pessoas que muito me ajudaram na obtenção das informações aqui divulgadas. São os casos do Guilherme (Rádio Clube), Antônio Marcos (Administrador do estádio) e o famoso Piau (ex-dirigente). Foi isso.

Abraços,

Orlando

4 comentários:

  1. que saudades da querida ``associação´´

    ResponderExcluir
  2. Sou de São Manuel mais nunca ouvi a história do time , só boatos bela matéria !!!

    ResponderExcluir
  3. Acompanhei com o meu pai nos anos de 88 a 90 a A A sãomanuelense disputava o terceira divisão do Paulista na época
    Era top de mais
    Obrigado pela a matéria 👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir