Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Santos vai para a final do Paulista sub-20

Boa noite!

Na tarde da última quarta-feira eu - The Watcher - tive a honra de poder participar novamente do blog mais alternativo sobre futebol no Brasil. Na impossibilidade dos demais integrantes amigos do JP estarem presentes na rodada da tarde, fui escalado para fazer a cobertura de um jogo decisivo do Campeonato Paulista sub-20 da 1ª divisão. Fui de forma tranqüila até o Estádio Nicolau Alayon para o clássico entre Corinthians x Santos, que poderia definir a passagem do time praiano para a Final.

Antes de entrar em mais detalhes sobre a partida, fiz questão de tirar as fotos oficiais do jogo, assim como o pessoal do JP sempre faz. As fotos que vocês vêem a seguir são exclusivas aqui do blog:


SC Corinthians P (sub-20) - São Paulo/SP. Foto: The Watcher.


Santos FC (sub-20) - Santos/SP. Foto: The Watcher.


O árbitro Maurício Fioretti, os auxiliares Mário Nogueira da Cruz e Rogério Zanardo e o quarto árbitro Paulo Roberto Amorim posam junto com os capitães das equipes. Foto: The Watcher.

A partida foi válida pela segunda rodada do returno da fase semifinal do campeonato. Ainda com chances de classificação à Final, o Timão precisaria ganhar do onze santista para lutar pelo lugar na finalíssima na rodada final. Já o Santos, caso ganhasse e o Sorocaba não vencesse a Ponte Preta, já poderia comemorar a classificação ali mesmo no campo do Nacional, pois a vaga seria sua.

O jogo começou melhor para o ótimo time santista, que criou duas chances de gol não aproveitadas pelos seus atacantes. Mas aos 11 minutos, o Corinthians abriu o placar na primeira chance de gol. O jogador Fernando Henrique entrou pela direita e chutou fraco. O goleiro santista falhou e deixou a bola passar por debaixo do seu corpo. Corinthians 1 a 0.


Visão geral do jogo entre Corinthians x Santos, pelo paulista sub-20. Foto: The Watcher.


O atacante Fernando Henrique preparando o chute para marcar o primeiro gol do jogo. Foto: the Watcher.

O Timão se empolgou e perdeu ótimas chances de marcar mais duas vezes, e nas duas situações a bola foi chutada por cima. Isso foi fatal, ainda mais jogando contra o ótimo time santista, que é o atual campeão paulista da categoria e favorito para o bi. O time praiano foi chegando, chegando e quando o jogo estava quase no intervalo, o atacante Wílson deixou tudo igual. Ele recebeu ótimo passe em profundidade e chutou no ângulo direito do arqueiro corintiano. Intervalo e tudo igual no placar.


Chance de ouro perdida pelo Corinthians no primeiro tempo. Foto: The Watcher.

Aproveitei o descanso para passear pelo Nacional, já que fazia tempo que não ia lá. E parece que estava rolando o "1º encontro nacional de treinadores, dirigentes e empresários de futebol" por ali. Dos 200 abnegados que estavam na Comendador Souza, 95% eram treinadores perdidos, dirigentes de todos os tipos e muitos, mas muitos empresários mesmo. Estando fora do mundo do futebol faz um tempo, me senti completamente deslocado naquele lugar. Mas categoria de base é assim mesmo.


Mais uma chegada corintiana com a zaga santista fazendo ótima marcação. Foto: The Watcher.

Na volta para a segunda etapa, o Corinthians teria que ir pra cima do onze praiano em busca do segundo gol, evitando a desclassificação do torneio. Em tempo, o Corinthians não é campeão paulista sub-20 desde o longínquo 1997. E o time foi todo ataque em cima da zaga santista. Mas por uma certa afobação, os atacantes erravam sempre o toque final.

O tempo foi passando e o Corinthians continuava sem achar o caminho para furar o ótimo bloqueio do Santos. O time tinha maior posse de bola e chegava mais, mas chances agudas de gol não eram vistas. O santos só cozinhava o galo, já que o empate era ótimo. A partir dos 30 minutos, a pressão mosqueteira foi ainda maior, com o time quase ficando todo dentro da área santista.


Goleiro santista subindo mais alto impedindo o segundo gol do time do Parque São Jorge. Foto: The Watcher.

Mas como futebol é definido pelo aproveitamento e pela contagem de gols, só a pressão não adiantou nada. E aos 35 minutos, num contra-ataque preciso e mortal, o Santos virou o jogo. O jogador Jefferson recebeu na intermediária, seguiu com a bola e na entrada da área tocou mansinho por cima do goleiro, vendo a bola parar calmamente no canto direito do gol. O tiro de misericórdia tinha sido dado.


Zagueiro corintiano sendo acossado por marcador santista. Foto: The Watcher.

O Corinthians então não encontrou forças para sequer empatar o jogo e o Santos só segurou a partida até seu apito final. Final de jogo: Corinthians 1-2 Santos. Com esse resultado, e junto com o empate do Sorocaba, o Santos se classificou para a final do sub-20 de 2008. Agora o time espera a definição do outro grupo para ver quem será o campeão desse ano. Olha, o time tem tudo para conquistar o bi.

Após a partida então voltei para o aconchego do meu lar, feliz da vida pela nova oportunidade aqui no JP. Espero ter correspondido à altura e espero mais ainda poder voltar em breve.

Excelsior!

The Watcher

Nenhum comentário:

Postar um comentário