Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Estádios pelo Brasil, volume 21: Estádio João Corrêa da Silveira (São Leopoldo/RS)

Fala pessoal!

Hoje temos mais um post da sensacional série "Estádios pelo Brasil". O post de hoje vem direto da minha genial turnê pelo Rio Grande do Sul em março passado. Naquela viagem vi dez jogos e passeei bastante, e em virtude do calor não consegui tanto tempo livre para visitar estádios pela Grande Porto Alegre, mas o único que visitei foi algo realmente que valeu bastante a pena.


Escudo do Clube Esportivo Aimoré, na entrada do seu estádio. Foto: Fernando Martinez.


Entrada do Estádio João Corrêa da Silveira, em São Leopoldo/RS. Foto: Fernando Martinez.

Num dos dias mais quentes da viagem - 38 graus na sombra - me aventurei pelo metrô da cidade e segui por algumas estações até descer na Estação São Leopoldo. A cidade é belíssima, com um comércio interessante e moças muito simpáticas. Mas o real motivo de eu ter descido lá foi a visita ao estádio da cidade, que pertence a um dos times mais tradicionais do futebol gaúcho: o Clube Esportivo Aimoré.


Nome do Estádio que fica atrás das numeradas, o grande "Monumental do Cristo Rei". Foto: Fernando Martinez.

Depois de comprar uma camisa do clube no centro de São Leopoldo, desbravei o desconhecido e descobri sozinho o fantástico Estádio João Corrêa da Silveira, palco dos jogos do Índio Capilé. O time foi fundado em 26 de março de 1936 e teve seu auge em 1959, quando fez um belíssimo campeonato gaúcho e inclusive cedeu cinco jogadores para a seleção gaúcha que conquistou o campeonato panamericano de 1960 representando o Brasil.


Detalhe das numeradas do Monumental. Foto: Fernando Martinez.


Vista das cadeiras numeradas do estádio. Todas em ótimo estado de conservação. Foto: Fernando Martinez.

Cheguei no estádio e logo vi que é um dos mais belos que já visitei. O local está extremamente bem conservado e é motivo de orgulho da cidade. Imponente, chama a atenção de quem vem de longe. A parte coberta é muito bonita, com cadeiras novas e uma visão privilegiada. As cabines de imprensa estão num ótimo estado e todas bastante confortáveis.


Visão da parte esquerda do estádio quando estamos na parte coberta. Visão também compartilhada pelas cabines de imprensa. Foto: Fernando Martinez.


Visão do centro do gramado, com as arquibancadas do lado oposto ás numeradas. Foto: Fernando Martinez.

As arquibancadas, que ficam do lado oposto às numeradas também tem uma bela visão e uma capacidade para um ótimo número de torcedores. A paisagem do local também é fantástica e é um estádio que também tem iluminação própria para jogos noturnos. E quando entrei no gramado vi que o local realmente está muito bem cuidado. Grama baixa, aparada e um campo de jogo sem as várias imperfeições que estamos acostumados a ver por aí.


Visão do gol da direita, com a bela paisagem do local. Foto: Fernando Martinez.


Bancos de reservas bastante espaçosos. Fotos: Fernando Martinez.

Mesmo com o calor insuportável no dia da visita, consegui andar por todo o local e tive a certeza que ver um jogo lá deve ser algo de genial. É um sonho antigo, que espero que consiga realizar em próximas viagens ao Sul do país.

Por lá ainda peguei o final do treino do time do Aimoré, que nesse ano disputa a Segundona Gaúcha. E não sabendo direito como voltar para o meu QG em Porto Alegre, fui presenteado com uma carona providencial de uma mãe de um dos jogadores do time de São Leopoldo. Tanto ela quanto seu filho agradeceram a visita ao local e foram bastante simpáticos com o JP.


Postes de iluminação e a arquibancada oposta do estádio. Foto: Fernando Martinez. [070511]


Do centro do gramado, essa é a visão que temos do gol da "direita". bela imagem! Foto: Fernando Martinez.

Ainda deu tempo de voltar para Porto Alegre a tempo de ver um jogo pela Libertadores da América (Grêmio x Tolima), mas naquele dia minha cabeça estava no gramado do Estádio João Corrêa da Silveira, imaginando jogos clássicos do fantástico Clube Esportivo Aimoré.

Em breve tem mais...

Até lá

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário