Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 19 de março de 2007

JP no Campeonato Sergipano

Olá,

Com o intuito de ampliar as regiões visitadas pelo JOGOS PERDIDOS e, aproveitando alguns dias de folga, segui rumo ao Estado de Sergipe e me instalei na belíssima cidade de Aracaju para curtir sol, praias e naturalmente futebol. Depois de usufruir uma bela manhã de domingo, rumei até a cidade de Lagarto e fui ao Estádio Estadual Paulo Barreto de Menezes também chamado de Barretão para acompanhar ao jogo AC Lagartense x América FC de Propriá que valeu pela décima terceira rodada da primeira fase do Campeonato Sergipano da Série A1.


Escudinhos dos times da Lagartense e do América de Propriá, trunfos absolutos aqui no JP. Fotos: Orlando Lacanna.

A competição está sendo disputada, na primeira fase, por dez equipes que se enfrentam em turno e returno e, ao final dessa fase estarão classificadas as quatro primeiras colocadas. O primeiro colocado leva dois pontos como bonificação para a segunda fase e, o segundo colocado leva um ponto. A segunda fase também será disputada em turno e returno e ao final da mesma o primeiro colocado será declarado Campeão Sergipano de 2007.


Eu, na entrada da cidade de Lagarto. Foto: O taxista.

Antes de falar de futebol, registro aqui algumas informações sobre a cidade de Lagarto, distante apenas 75 Km de Aracaju. Conhecida também como "Cidade Ternura" possui 80.000 habitantes e sua economia se baseia na pecuária e agricultura, em especial no cultivo de fumo e laranja. Quanto a origem do seu nome, encontrei duas versões, sendo que uma delas associa o nome a existência de uma pedra em forma de lagarto e a outra faz referência a uma família de nobres portugueses que habitavam a região e cujo brasão esculpido em frente à fazenda era em forma de lagarto.

Chegando ao estádio, que tem capacidade para 5000 espectadores, fui recepcionado pelo representante da Federação Sergipana de Futebol/ FSF, o simpaticíssimo Sr. Roberto que já estava me aguardando e prestou toda assistência para a realização dessa reportagem. Deixo aqui um abraço a ele e meus agradecimentos.


Fachada do Estádio Estadual Paulo Barreto de Menezes, palco do grande jogo do último domingo. Foto: Orlando Lacanna.

Ainda antes de falar da partida, vale registrar um fato curioso que presenciei no interior do estádio. Quando me encontrava no vestiário dos árbitros, comecei a ouvir uma sirene como se fosse um alarme. Todo mundo saiu correndo e eu sem entender nada, também saí em disparada nem sei para onde e depois fiquei sabendo que o estádio havia sido invadido por em enxame de abelhas africanas que estavam afim de assistir o jogo. Após a ação dos bombeiros, finalmente tudo voltou ao normal, mas eu fiquei de olho nas bichinhas que sobraram..


Arquibancadas cobertas do Estádio em Lagarto e detalhe das assustadoras abelhas assassinas na cidade. Enredo de filme do SBT é pouco... Fotos: Orlando Lacanna.

Bem, finalmente vamos com bola rolando, mas antes apresento os times e o trio de arbitragem nas fotos abaixo:


AC Lagartense - Lagarto/SE. Foto: Orlando Lacanna.


América FC - Propriá/SE. Foto: Orlando Lacanna.


Trio de arbitragem com os capitães das equipes. Foto: Orlando Lacanna.

A partida começou de forma bem animada, com as duas equipes se empenhando muito, criando um clima de decisão. O América, também chamado de Tricolor da Ribeirinha, num lance rápido que nasceu na esquerda do seu ataque, inaugurou o placar logo aos 7 minutos por intermédio de Ednaldo que acertou um belo chute colocando a bola no canto esquerdo do goleiro do Periquito Atômico. Após esse gol, a partida continuou equilibrada, porém passou a ficar mais nervosa com vários lances ríspidos, mas o placar não foi alterado até o término dessa etapa.


Ataque perigoso do time do Lagartense no primeiro tempo de jogo. Foto: Orlando Lacanna.

No intervalo aproveitei para conhecer as dependências do estádio e acabei encontrando algumas pessoas que já conheciam e acompanham o JOGOS PERDIDOS e, é claro sempre de olho nas benditas abelhas.


Disputa de bola entre jogadores do Lagartense e do América. Foto: Orlando Lacanna.

Na segunda etapa, a partida caiu muito, pois o América se retraiu e o Lagartense, apesar do domínio territorial pouco perigo ofereceu, tornando o jogo meio monótono, com as jogadas se concentrando entre as duas intermediárias. Somente nos últimos quinze minutos aconteceram alguns lances de maior perigo, pois as duas equipes se lançaram para o tudo ou nada, mas mesmo assim os visitantes chegaram mais perto da marcação do seu segundo gol do que os anfitriões do empate.


Falta para o time da casa na entrada da área. Foto: Orlando Lacanna. [020511]


Buscando o empate, bola cruzada na área do América. Novamente o Lagartense não conseguiu seu gol. Foto: Orlando Lacanna.

Fim de partida com o placar de Lagartense 0 - 1 América que foi justo pelo futebol apresentado pelas duas equipes ao longo dos 90 minutos. Essa vitória do América o deixou bem colocado na quinta posição com condições de brigar por uma das quatro vagas à segunda fase.


Galera motorizada vendo o jogo e detalhe do placar do estádio com o resultado final do jogo. Fotos: Orlando Lacanna.

Após o apito final do árbitro, voltei imediatamente a Aracaju planejando os passeios para os próximos dias e obviamente também nos próximos jogos que serão acompanhados daqui de Sergipe pelo JP, mas isso é papo para os próximos dias. Aguardem.

Abraços,

Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário