Procure no nosso arquivo

terça-feira, 24 de outubro de 2006

JP na Segundona de Alagoas (parte 1 de 2)

Olá,

Para aumentar a lista de cidades visitadas pelo JP, inclusive a de clubes que até então nunca apareceram por aqui, dei uma chegadinha até o Estado de Alagoas, mais precisamente à paradisíaca cidade de Maceió para acompanhar, no Estádio Rei Pelé a uma rodada dupla do Campeonato Alagoano da Segunda Divisão.


Detalhe da belíssima praia de Jatiúca e a fachada da Federação Alagoana de Futebol, minha primeira parada futebolística em Maceió. Fotos: Orlando Lacanna.

Embarquei em vôo noturno e cheguei de madrugada ao meu destino final, um hotel localizado junto à praia de Jatiúca. Depois de um breve descanso e de um dia cheio de sol e praia, retomei os contatos iniciados dias antes da viagem, com o pessoal da Federação Alagoana de Futebol (FAF), visando obter a autorização para acompanhar os jogos de dentro do campo e poder fazer as famosas e inéditas fotos dos times posados e dos árbitros.

A recepção e atenção dos Diretores da FAF ao JP foram simplesmente sensacionais, pois além de concederem a autorização, ainda me fizeram um convite para assistir a um evento destinado ao planejamento do Campeonato Alagoano da Primeira Divisão de 2007, que contou inclusive com a presença do Governador eleito no último pleito.

Infelizmente, pelo adiantado da hora, não pude atender ao honroso convite, mas consegui fazer uma visita à sede da entidade, aonde pude conhecer um pouco mais do futebol alagoano e bater um longo papo com o Dr. Raimundo Soares (Presidente), Sr. Ederaldo Almeida (Vice-Presidente de Finanças) e Dr. Orlando Lins Dias (Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos). Deixo aqui meus agradecimentos e um grande abraço a todos.


Os prestativos membros da FAF: Dr. Ederaldo Almeida (Vice-presidente), Dr. Raimundo Soares (Presidente) e Dr. Orlando Lins Dias (Vice-presidente). Foto: Orlando Lacanna.

Antes de falar dos jogos, vou dar uma resumidinha sobre o Regulamento da competição que está sendo disputada por nove equipes, divididas em dois grupos, sendo um com quatro participantes e o outro com cinco. Na primeira fase, que está na reta final, as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta dentro do próprio grupo, classificando-se para fase seguinte as duas primeiras colocadas de cada grupo. A segunda fase, denominada semifinal, será disputada por quatro equipes no esquema de mata-mata, também em jogos de ida e volta. Os dois times vencedores farão a final em duas partidas para apurar o Campeão que ascenderá à Primeira Divisão em 2007, ocupando a vaga do Bom Jesus que foi rebaixado em 2006.


Escudinhos do Sete de Setembro e do São Miguel, alvo da minha primeira partida em terras alagoanas. Fotos: Orlando Lacanna.

Finalmente vamos ao objetivo da minha jornada que foi assistir ao jogo Sete de Setembro x São Miguel, cujas equipes e arbitragem apresento, mais uma vez em primeira mão:


SS Sete de Setembro - Maceió/AL. Foto: Orlando Lacanna.


São Miguel EC - São Miguel dos Campos/AL. Foto: Orlando Lacanna.


Capitães do Sete de Setembro e do São Miguel, junto com a árbitra Evalnia Tavares e os auxiliares José R. Bispo e Denzel da Luz. Foto: Orlando Lacanna.

Apesar do calorzinho sutil de mais de 30 graus, as duas equipes começaram num ritmo acelerado, com muita marcação, porém com a maioria das jogadas se concentrando entre as duas intermediárias. Logo aos 9 minutos, graças a uma infelicidade do goleiro do São Miguel, Basílio inaugurou o marcador para o Sete de Setembro e, aos 33 minutos, ampliou o placar por intermédio de Batistinha em cobrança de pênalti, levando para o intervalo o placar de 2 a 0 a favor do time de Maceió que soube aproveitar as oportunidades criadas nessa etapa inicial.


Detalhe do primeiro gol do time do Sete de Setembro. Foto: Orlando Lacanna.


Ataque perigoso para o time da casa ainda no primeiro tempo. Foto: Orlando Lacanna.

Na etapa final, quando era esperado que o São Miguel não teria forças para virar o placar, eis que, o time de São Miguel dos Campos conseguiu a proeza de marcar três gols, praticamente um na seqüência do outro aos 10, 16 e 19 minutos, através de Valtinho, Mida e Valtinho novamente, deixando o time da Capital estupefato em campo.


Lance no meio de campo da partida. Foto: Orlando Lacanna. [240411]


Lance do jogaço entre Sete de Setembro e São Miguel. Foto: Orlando Lacanna.

A partida transcorria num ritmo sensacional deixando os poucos torcedores presentes com a respiração presa, pois poderia acontecer qualquer coisa a qualquer momento e, como o futebol é caprichoso e não admite vacilo, num outro lance infeliz, o zagueiro Gizeldo marcou, aos 24 minutos, um golaço de cabeça, só que contra, estabelecendo nova igualdade no placar. A partir daí, a partida ficou mais cadenciada, com poucas jogadas mais agudas, o que era compreensível, em razão do desgaste provocado pelo calor intenso.


Ataque do Sete de Setembro no segundo tempo da partida, disputada debaixo de forte calor. Foto: Orlando Lacanna.

Fim de jogo com o placar de Sete de Setembro 3 - 3 São Miguel, que não só manteve o time de Maceió na liderança do seu grupo, como garantiu a sua classificação à segunda fase. Quanto ao São Miguel, resta vencer a próxima partida e torcer por uma derrota do Capelense para ter chances de classificação.

Após o apito final da árbitra, foi uma correria só para conseguir as fotos dos times e dos árbitros envolvidos na segunda partida da rodada dupla, mas esse é papo para o próximo post.

Abraços,

Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário