Procure no nosso arquivo

sábado, 28 de outubro de 2006

Estádios pelo Brasil, volume 9: Estádio Ildeu Silvestre do Carmo (Itaquaquecetuba/SP)

Opa,

Apareço nesse final-de-semana bem murcho para mais um capítulo da série Estádios pelo Brasil. Dessa vez fizemos uma visita a um templo do futebol que foi palco de jogos de um clube que está entre os preferidos do JOGOS PERDIDOS, mas que não dá às caras desde o ano 2000. É, estamos falando do glorioso Estádio Ildeu Silvestre do Carmo, palco aonde o Itaquaquecetuba Atlético Clube, opção maior de oito entre oito integrantes do blog, mandava suas partidas.


Escudo do fantástico Itaquaquecetuba Atlético Clube. Fonte: www.distintivos.com.br

Mas antes, vale falar um pouco do Itaquaquecetuba Atlético Clube, time que mandava suas partidas ali. A equipe foi fundada em 25 de novembro de 1980 e o time disputou seu primeiro ano como profissional na terceirona genial de 1986. O time teve no total 12 participações em campeonatos paulistas, mas desde o ano 2000 está longe dos gramados.


Placa na entrada do genial Estádio Ildeu S. do Carmo, o Templo Maior do Futebol para o JP. Foto: Fernando Martinez.

O Estádio Ildeu Silvestre do Carmo foi considerado por nós um dos lugares mais fantásticos para se assistir um jogo de futebol nos meados dos anos 90. As tardes de sábado eram únicas com a oportunidade de assistirmos os jogos do Itaquá por lá. Como já faz seis anos que o time não joga, podemos dizer que ficamos um pouquinho órfãos.


Visão de quem senta no meio das arquibancadas do estádio. O gol à mostra é o da entrada. Foto: Fernando Martinez.


Do mesmo local, essa é a visão da parte esquerda do estádio. Foto: Fernando Martinez.

O time tentou a volta na Segundona de 2005. Até divulgamos isso aqui no JP na época (dezembro de 2004). Mas por razões que desconhecemos, o time não voltou, e nos ficamos um pouquinho mais desanimados com isso. Em breve, buscaremos novas informações sobre o rubro-negro.


Os dois bancos de reservas (local e visitante), recém-pintados na última reforma. Servindo de modelo, o próprio JP. Fotos: Estevan Mazzuia e Fernando Martinez.

Essas fotos foram tiradas no último mês de setembro, na volta de um jogo em Suzano. O que pudemos sentir é que o local vem sendo utilizado normalmente em jogos amadores, e além disso, o campo foi recentemente restaurado pela prefeitura local. O estádio está bem melhor do que quando assistíamos os jogos lá.


De dentro do campo, essa é a visão da lanchonete do estádio. Na grade acima da cantina, fica o lugar que tirei as fotos do lado direito e esquerdo do estádio. Foto: Fernando Martinez.


O gol da entrada do Ildeu S. Carmo, agora em close. Foto: Fernando Martinez.


David no gol, Emerson e Estevan atacantes: uma grande lembrança e encenação de um lance perigoso. Vale ressaltar que o David praticou defesa milagrosa. Foto: Fernando Martinez.

O post fica para registrar o bom estado de conservação do genial Ildeu Silvestre do Carmo e para deixar um apelo, que poderia acontecer em 2007: Volta Itaquá!!!

Até a próxima e abraços

Fernando

7 comentários:

  1. assisti um jogo não me lembro a data contra o aparecida e fiquei com sadades

    ResponderExcluir
  2. Moro na cidade a 40 anos - jogo neste estadio desde quando era de terra vermelha - chamavamos de campo do brasil- so quem é antigo conhece, hoje nossa cidade e uma vergonha em termos de esporte - perante as cidades vizinhas um tremendo abandono,
    nos temos material humano p/ disputarmos uma 1º divisão só falta pessoas serias c/ responsabilidade que realmente goste da cidade, nosso secretário de esporte é uma piada em fim
    temos culpa no cartório pois se não votasemos nos mesmos poderia estar melhor

    ResponderExcluir
  3. eu tenho 13 anos e treino ai com a mulecada

    ResponderExcluir
  4. Podia Voltar a Ser Profissionalizado O Futebol do Itaqua

    ResponderExcluir
  5. itaquaquecetuba precisa de um representante profissional no futebol , todas cidades tem um time , menos a nossa . vergonha em mamoru

    ResponderExcluir
  6. Por favor precisamos do nome ou apelido do secretario de esporte na época que foi disputada a copa itaquá

    ResponderExcluir
  7. Assisti uma final de campeonato na década de 80 ou início de 90 não me recordo a data exata entre Unidos do monte belo e Mineiros acho que era Atlético mineiro na época o Unidos ganhou e perderam na briga kkkk

    ResponderExcluir